Desatenção ou desconhecimento? Não tenho ideia precisa da causa, mas
ultimamente observo que autores de muitos textos jornalisticos estão
chamando a atenção, no título, de informação que não consta no corpo da
matéria. Se isso for uma tendência, lamento muito porque percebo aí
equívoco do ponto de vista da produção textual.
A importância de um bom título reside no fato de despertar o interesse
pela leitura do texto, seja notícia jornalística ou qualquer outro
gênero. Precisa ser elaborado com muita atenção e ter sintonia em
relação aos demais elementos textuais - introdução (no caso, em especial, pode ser compreendida como o lead), desenvolvimento e conclusão. Caso contrário, gera dúvida e incompreensão ao leitor, além de diminuir a credibilidade da informação.
Há várias formas de se fazer um título. Uma possibilidade é enfatizar o
contexto, como se fosse um 'guarda-chuva' que expressa o ambiente e
sintetiza o conjunto das informações. Essa opção cabe muito bem numa
reportagem. Nesta época de festejos juninos, na Bahia, uma matéria
especial sobre a programação sobre o assunto, por exemplo, pode receber
um título sem se prender a uma informação específica. 'Forró para todos
os gostos em Salvador e no interior' - perceba que não foi destacado
número de atrações ou investimento nos festejos.
O título também pode ser livre, leve e solto, desde que tenha sintonia
com o texto e o veículo onde a informação é publicada. O Dia dos
Namorados, 12 de junho, vem aí. Se, ao invés de matéria sobre vendas de
presentes nos shopping centers - o que predomina nos noticiários dessa
época -, pensássemos numa pauta sobre acasalamento no mundo animal? Se
destacássemos o Parque Zoobotânico de Salvador, poderíamos dar asas à
imaginação e colocar o título 'Namoro no Zoo' sem risco de errar.
Se o desejo é destacar uma informação, a mesma obrigatoriamente precisa
estar inserida no texto. Para melhor entendimento, observe os exemplos
hipotéticos a seguir. Não posso citar que o 'Governo federal destina R$
110 milhões para educação na Bahia' se isto não está escrito na
matéria.
É também inadequado dizer que 'Chuva causa alagamentos em dez bairros de
Salvador' ou que 'Mau tempo gera cancelamento de 30 voos em Gurarulhos"
se a informação não está registrada no corpo da matéria. Mesmo
colocando o nome de cada uma das avenidas atingidas pelo temporal na
capital baiana ou o destino dos voos cancelados no aeroporto paulista,
os números precisam ser citados. Sem esse cuidado, o leitor vai precisar
contar se tiver o desejo de conferir a notícia, o que se torna muito
desagradável. (Imagem: coimbra-braga.olx.pt)
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